Tecnologia do Blogger.

Qual o valor da amizade pra você?



Quando eu era adolescente, uma das minhas melhores amigas havia se mudado para outra cidade, e nos víamos de vez em quando, a antiga casa dela havia sido ocupada por uma outra adolescente e sua mãe, a mãe dela virou amiga da minha mãe, e eu amiga dela, era como se eu tivesse ganhado um presente depois de "perder" uma amiga para a distância, eu havia ganhado outra amiga, uma amiga nerd que também amava games e Resident Evil, lembro de passar longas tardes jogando o Play 1 com ela, vendo anime ou desenhando, era tão divertido, eu chegava da escola ansiosa para encontrar com ela, mas ai é que veio o grande problema, a religião.

A mãe dela tentou de todas as formas cabíveis, continuar a amizade com minha mãe e deixar a filha frequentar minha casa e vice-versa, mas o "conselho" da igreja descobriu, e dentro da religião dela não é permitido ter nenhum tipo de relacionamento com não membros, não interessa nem se for parente, isso causa exclusão da comunidade, não que eles te mandem embora, é algo mais bizarro, eles te tratam como lixo até que você obedeça e encerre o relacionamento com essa pessoa, e foi isso que infelizmente aconteceu, nem ela, nem a filha dela, puderam mais manter amizade conosco, lembro que no dia seguinte que ela conversou comigo sobre isso, a mãe dela queimou todos os mangás da filha, e jogou o play fora, infelizmente com uma martelada bem no meio.

Não irei comentar qual religião, porque eu apesar de crer fielmente que essa religião é sim responsável por isso, não posso isentar a culpa dos membros dessa igreja, porque afinal, gente estamos no século XXI.

O que quero falar aqui é sobre como as pessoas jogam amizades fora por motivos banais, como as pessoas ficam completamente cegas por uma religião ou ideologia, como elas colocam suas crenças a cima de tudo e de todos, e não importa nada além de seguir uma cartilha, mesmo que essa cartilha seja completamente nociva as relações humanas.

Infelizmente isso não é algo exclusivo de religião, aproximadamente dois anos atrás eu também "perdi" uma excelente amiga por questões de crença, dessa vez não religiosa, mas sim ideológica. Nós nos conhecemos na internet, diariamente, e horas a fio, a gente tinha quase tudo em comum, exceto o fato dela seguir uma ideologia politica e eu não, e bastou isso para que ela colocasse fim na amizade, depois de ANOS, porque segundo ela, não estava mais suportando meus posts no facebook, nós NUNCA havíamos discutido sobre o assunto, então na minha cabeça não tinha problema nenhum as crenças dela, tanto politicas quanto religiosas, por mim isso não importava, eu gostava das histórias de vida dela, do seu senso de humor e da forma como ela via o mundo, e das coisas que ela amava, que eram muito semelhante as coisas que eu também amava, mas por causa de uma coisa tão BANAL, ela preferiu não ser mais minha amiga, simples assim.

E não foi a unica, infelizmente, pelas mesmas razões citadas acima eu perdi outras amizades, contei aqui de dois exemplos porque foram as duas amigas que mais me doeu, embora com toda a certeza elas não pensem a mesma coisa, obvio que se sentissem o mesmo carinho que eu tinha por elas, isso jamais teria acontecido.

Apesar de eu ser uma pessoa com personalidade forte, fortes convicções, ideais e crenças, eu sou tolerante com a crença dos outros, simplesmente porque, cada um tem sua vivência, cada um tem sua história, passou por coisas diferentes ao longo de sua jornada na vida, e isso montou os ideais e crenças dessa pessoa, e sinceramente, em quem a pessoa vota para presidente ou em que tipo de Deus ela crê não faz diferença se a amizade é verdadeira, se há amor, carinho, compreensão, e milhares de coisas em comum, o que me importa se ela digita 13 ou 45 na urna? O que isso vai influenciar no carinho que eu tenho por ela, o que isso vai mudar dentro do relacionamento de amizade que eu tenho durante ANOS por essa pessoa? NADA.

Eu estou decepcionada como as pessoas hoje jogam amizade de ANOS no lixo por causa de politica ou de religião, ou de qualquer banalidade que for, isso acontece principalmente em ano eleitoral, todo ano eleitoral alguém perde amizade, aposto que já aconteceu com você, a gente não tem mais direito de expor nossas convicções politicas porque ninguém mais sabe viver em democracia, ninguém mais respeita o direito de escolha do outro, amizades terminam por falta de respeito, empatia, e AMOR. Muito, mas muito fácil dizer "Te amo" pro amigo, até a primeira divergência de crença.

Eu sinto muito que isso aconteça, e rezo para que um dia as relações humanas voltem a valer alguma coisa, que nós possamos nos unir pelas coisas em comum, e não nos afastar pelas divergências!

Nenhum comentário